O começo

Tudo começou com um edital que eu não participei mas li. Uma oportunidade de fazer parte do curso fora do país ou em outra cidade. Mas para isso eu tinha que ter cursado no mínimo 50% do curso, então deixei pra lá. No fim do 3º semestre uma professora falou sobre esse programa de mobilidade académica em sala de aula e eu estava super empolgada, mas ainda teria que fazer mais um semestre.

No fim do 4º semestre não teve edital e sim uma palestra explicativa a qual eu nem compareci, mas ainda tinha tempo, então mandei minha inscrição direto pro email da pessoa responsável, reuni documentos, certificados e o que mais pudesse me dar um currículo legal e entreguei também. Escolhi Portugal porque queria sair do país e o resto dos países era de língua espanhola, que eu nem arranho.


Primeira etapa eliminada, sou convocada para a entrevista. Lá descubro que a Juliana, da minha sala, também estava participando do processo e que o índice vida dela na Universidade era nada mais nada menos que 9,2... E eu com humildes 8,7. Depois de ouvir ela falar durante uns 10 minutos de todos os congressos, cursos e workshops que ela tinha participado, floreei bem minhas experiências acadêmicas, dei super enfâse no estágio que eu fazia na Pró-reitoria de extensão da Universidade, e que meu chefe e diretor do curso de Comunicação Social estava presente na entrevista e na minha participação na Oficina de Produção de Notícias. Enfim, depois de ouvir a Juliana falar, achei que não seria dessa vez mas pelo menos marquei minha cara ali p/ próximo.

Quando a Fernanda, assistente de relações interinstitucionais da UCB me ligou e disse que eu havia sido selecionada e já podia arrumar a mala, quase surtei.

Mas nem tudo foram flores. A burocracia quase acabou com nosso sonho de fazer intercâmbio em Portugal (hehehe), e eu não aguentava mais bater ponto na embaixada, e jeitinho brasileiro p/ tudo, a gente já estava achando que não ia rolar e íamos ter que deixar para uma próxima oportunidade. 

Visto conseguido, passagens compradas, malas arrumadas. Partiu Portugal!